A Casa Nexus, uma residência compacta para uma família de quatro pessoas, ocupa um lote pequeno em University Heights, distrito residencial histórico que abriga casas icônicas de Louis Sullivan, Frank Lloyd Wright, Keck & Keck, entre outros. Contestando a ordem de preservação local, cujas regras estritas ordenam um mimetismo estilístico, deixando de reconhecer a rica diversidade cultural da vizinhança, foi projetado um edifício sóbrio, assumidamente contemporâneo, volumetricamente restrito, localizado na parte de trás do local trapezoidal. Evita a concorrência visual com seus dois vizinhos, uma casa colonial espanhola, de 100 anos de idade e a Ely House, de 1896, um marco estimado no Registro Nacional de Locais Históricos.
É composta por dois blocos principais edificados: um volume de tijolos, parcialmente enterrado na topografia do terreno; e outro, revestido por madeira cedro, que se desenvolve acima e através do volume, transformando-se em um balanço que confere sombra para a face sul do pátio. Seguindo esta partição binária, as funções “públicas” – de garagem, salas de apoio, e um salão de estar aberta – estão localizados na base de tijolo, enquanto os espaços “privados” – dormitórios no nível superior, banheiros, e uma pequena sala de leitura – são alojados no volume de cedro. Degraus levam até a inclinação da porta principal da casa, de vidro com uma cobertura de aço delicado marcando a articulação vertical entre os dois blocos distintos. A porta de entrada abre-se para um pequeno vestíbulo que leva à sala de estar, um espaço aberto para cozinhar, comer e conviver, onde uma série de esquadrias do chão ao teto oferece aos hóspedes vistas cuidadosamente enquadradas do bairro.
Os interiores deliberadamente neutros da sala de estar são complementados por uma gama de objetos escuros em madeira que ancoram o espaço aberto: Um pequeno centro de entretenimento; uma lareira e chaminé; e uma parede de madeira e cobertura que conformam um espaço íntimo, com a opção de ser separado da sala de estar por grandes portas de correr, servindo como um quarto de hóspedes ou sala de estudo.
Arquitetos: Johnsen Schmaling Architects
Localização: Madison, Wisconsin, Estados Unidos
Ano Projeto: 2012
Área Projeto: 185,80m²
Fotógrafo: John J. Macaulay